quinta-feira, 17 de julho de 2008

PT - Partido dos Trabalhadores

História
O partido foi fundado em 1980 por líderes sindicais da região do ABC paulista, inspirados nos movimentos de greve dos metalúrgicos em 1978. Na sua primeira disputa eleitoral, em 1982, o PT conseguiu eleger oito deputados federais. Lula ficou em quarto lugar na corrida pelo governo de São Paulo. O partido ampliou a bancada no Congresso em 1986 e, dois anos depois, conquistou as prefeituras de São Paulo, Vitória e Porto Alegre. Nas eleições de 1989, o PT chegou com Lula ao segundo turno, mas perdeu para Fernando Collor de Mello (então do PRN). Nos dois pleitos seguintes, Lula perdeu para Fernando Henrique Cardoso. Foi somente na quarta disputa, realizada em 2002, que Lula conseguiu chegar à presidência. No comando do país, Lula surpreendeu na política econômica. Não fez mudanças radicais, a inflação seguiu estável, o dólar recuou, o país sanou suas dívidas com o FMI e obteve taxas de crescimento anual do Produto Interno Bruto (PIB) de até 4,9%. Em 2005, uma reportagem na revista Veja denunciou um suposto esquema de compra de votos de parlamentares que desencadeou o escândalo do mensalão. A denúncia gerou uma grande crise política que mexeu em várias áreas do governo e desestabilizou o partido, resultando em afastamentos e cassações de mandatos. NomesO presidente do partido é o deputado Ricardo Berzoini. Também são nomes importantes da sigla, o ministro da Justiça Tarso Genro, os senadores Eduardo Suplicy e Aloizio Mercadante, e dos deputados Antonio Palocci, Arlindo Chinaglia e Henrique Fontana.CrescimentoO PT alcançou seu grande feito quando elegeu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2002, e o reelegeu em 2006. Também nesse ano, o partido conquistou cinco governos estaduais, 12 senadores, 83 deputados federais e 125 estaduais. Nas últimas eleições municipais, foram eleitos 383 prefeitos e 3.350 vereadores.
REPRESENTAÇÃO
Números no Executivo
- 5 governadores
- 383 prefeitos
Números no Legislativo
- 12 senadores
- 83 deputados federais
- 125 deputados estaduais
- 3350 vereadores
Números atualizados até maio/2008 Informações obtidas no site oficial e com o diretório do partido

Impugnação

Informações do TRE70 dos 170 registros de candidaturas da 52ª Zona Eleitoral de Santa Catarina, que abrange as cidades de Anita Garibaldi, Abdon Batista, Campo Belo do Sul, Cerro Negro e Celso Ramos, foram impugnadas pelo Ministério Público Eleitoral. Todos os candidatos impugnados já foram notificados para que, caso queiram, contestem a decisão, dentro do prazo de sete dias a contar da notificação. Os principais motivos que geraram as impugnações na região foram analfabetismo, ausência da prova de desincompatibilização, a falta de apresentação da certidão negativa de antecedentes criminais, e em razão da vida pregressa dos candidatos.
ImpugnaçãoComo fez questão de me lembra o leitor Joaquim, a impugnação de candidatura não significa cassação do registro de candidatura. Mas devo lembrar que se confirma que o juiz de Anita Garibaldi acatou o pedido da promotoria para impugnação da candidatura de Beto Marin. Agora ele tem prazo até quarta-feira para se defender.Sabemos que isso acabará não resultando em nada, pois certamente será acatada sua defesa, mas é um fato político constatado.

Mais de 40% das candidaturas na região de Anita Garibaldi (SC) são impugnadas

Eleições 2008 14/07/2008 17h17min

Principais motivos são analfabetismo e falta de apresentação da certidão negativa de antecedentes criminais
Setenta dos 170 registros de candidaturas da 52ª Zona Eleitoral de Santa Catarina, que abrange as cidades de Anita Garibaldi, Abdon Batista, Campo Belo do Sul, Cerro Negro e Celso Ramos, no centro-oeste do Estado, foram impugnadas pelo Ministério Público Eleitoral. Todos os candidatos impugnados já foram notificados para que, caso queiram, contestem dentro do prazo de sete dias a contar da notificação.
Conforme informações do Cartório Eleitoral do município sede da 52ª Zona, Anita Garibaldi, os principais motivos que geraram as impugnações na região foram analfabetismo, ausência da prova de desincompatibilização, a falta de apresentação da certidão negativa de antecedentes criminais, e em razão da vida pregressa dos candidatos, nos termos do art. 14, inciso 9º da Constituição Federal, ou seja, nos casos de inelegibilidade do candidato.

terça-feira, 15 de julho de 2008

Eleições 2008: Executiva do PT anula coligações em 25 cidades de SC


O Partido dos Trabalhadores de Santa Catarina protocolou ontem na Justiça Eleitoral o pedido de cancelamento parcial de 25 atas de convenções municipais do estado, anulando coligações que contrariam as orientações partido. A Executiva Estadual analisou os vinte e cinco pedidos de municípios que pretendiam fazer coligações com partidos que estão fora da base de apoio do Governo Lula, critério vetado pela Direção Nacional, aceito apenas como possível exceção se analisada caso a caso.

A Executiva reafirmou que as coligações municipais apenas teriam validade se estivessem em conformidade com os parâmetros definidos pela Direção Nacional. Desse modo, eventuais alianças com partidos que estão fora da base de apoio ao Governo Lula devem ser tratadas como exceções, deliberadas em encontro municipal e referendadas pela Executiva Estadual. Para esses casos cabe recurso à Direção Nacional. “O PSDB e o DEM, por liderarem a oposição ao Governo Lula e defenderem o projeto neoliberal não compõem o nosso arco de alianças”, afirma a ata da Executiva que decidiu pela anulação das alianças, citando definição anterior do PT/SC. Nos municípios governados pelo PT será permitida a manutenção das atuais alianças, desde que aprovadas pelo respectivo encontro municipal e referendadas pela Executiva Estadual.

Com base nessas orientações, ficou definido, por unanimidade, que não são válidas coligações efetuadas pelas comissões executivas locais com o PSDB e o DEM. As únicas exceções são os municípios onde o PT já administra em aliança com esses partidos. A parte anulada das atas restringe-se à autorização para a realização das coligações com esses dois partidos e à composição da chapa majoritária. As demais deliberações das convenções de cada cidade ficam mantidas como a manutenção dos nomes dos candidatos proporcionais. Também ficou decidido que cabe à Executiva Estadual escolher os nomes que concorrerão às eleições majoritárias nessas cidades, considerando os interesses e argumentos dos órgãos locais, podendo inclusive indicar os nomes escolhidos nas convenções municipais.

As atas parcialmente anuladas são:

Alto Bela Vista (coligação com DEM)
Belmonte (coligação com DEM)
Catanduvas (coligação com DEM e PSDB)
Cocal do Sul (coligação com DEM)
Cunhataí (coligação com DEM e PSDB)
Doutor Pedrinho (coligação com DEM)
Flor do Sertão (coligação com DEM)
Grão Pará (coligação com PSDB)
Ibiam (coligação com DEM e PSDB)
Imbuia (coligação com PSDB)
Laurentino (coligação com PSDB)
Major Gercino (coligação com DEM)
Meleiro (coligação com PSDB)
Morro da Fumaça (coligação com PSDB)
Orleans (coligação com DEM)
Ouro Verde (coligação com PSDB e DEM)
Pedras Grandes (coligação com DEM)
Pinheiro Preto (coligação com PSDB)
Rio das Antas (coligação com PSDB)
São Carlos (coligação com PSDB)
São Ludgero (coligação com DEM)
São Pedro de Alcântara (coligação com PSDB)
Serra Alta (coligação com DEM)
Turvo (coligação com PSDB)Urupema (coligação com PSDB)

GTE Nacional lança site das Eleições 2008 e PT vai distribuir material institucional para os estados

O GTE nacional lança, no site do PT, o seu site com informações e instruções sobre as eleições deste ano. O site do PT/SC disponibiliza um link permanente para a página do GTE nacional, assim como uma página específica para publicar notícias, agenda da direção do partido e dos candidatos e documentos que ajudem a orientar a atuação durante o processo eleitoral. Além disso, as eleições ocuparão espaço de destaque em todos os espaços do site estadual como o link de notícias, artigos, eventos e nos três destaques da página principal. A produção do site, realizada pela assessoria de imprensa do PT/SC, aguarda informações e materiais das candidaturas e diretórios que quiserem divulgar suas atividades e análises. O contato pode ser feito através do e-mail imprensa@ptsc.org.br.
www.ptsc.org.br
www.pt.org.br
COMUNICADO DO PT NACIONAL
Nesta primeira semana algumas informações e serviços ainda não estarão disponibilizados.Mas nos próximos dias tudo estará completo.Pedimos desculpas de antemão pelo atraso, provocado por dificuldades operacionais.

O GTE vai disponibilizar no site GTE/2008 para todos os candidatos e candidatas do PT:
Arte final de materiais para candidatos e candidatas a prefeito/a e vereador/a (estes materiais são padrões em Corel, podendo ser adaptado com facilidade pelas campanhas).
CD Som da Estrela 3 – com 13 novos jingles para as campanhas de prefeito e vereador do PT.
Depoimentos de lideranças nacionais que poderão ser utilizados em Rádio e TV em todas as campanhas do PT.
“Comerciais” de 30` sobre Saúde, Segurança, Educação/juventude, Mulheres, Emprego e desenvolvimento, inclusão social.
Vinhetas para Rádio e TV
Banco de Imagens para uso em campanhas de TV do PT.
Diretrizes e Metodologia para Programa de governo
Apoio Jurídico - Manuais Jurídicos sobre Propaganda, Prestação de Contas e Finanças eleitorais, Fiscalização, etc.
Realizações do Governo Lula nos Municípios
Experiências exitosas de administrações do PT
O PT vai disponibilizar material institucional para todos os estados, que entregarão nos municípios:

Bandeiras do PT
Adesivo do PT para carro
Botton do PT
Estrelinha do PT

(As quantidades serão proporcionais para cada estado. Em breve divulgaremos a logística de distribuição. Esperamos entregar estes materiais até 10 de agosto).

No site GTE 2008 estarão todas as informações de datas em que cada peça ou material estará disponível. Os materiais de Rádio e TV estarão disponíveis até 10 de agosto, esperamos.

Atenciosamente,

Ricardo Berzoini
Coordenador do GTE

Gleber Naime
Coordenador de Comunicação do GTE

Banco do Brasil libera R$ 30 bilhões de crédito rural para a safra 2008/2009

O Banco do Brasil vai disponibilizar cerca de R$ 30,8 bilhões para o financiamento de crédito rural na safra 2008/2009. O valor corresponde a um aumento médio de 25% sobre o concedido à safra anterior, quando foram contratados R$ 24,7 bilhões.
Do valor anunciado na manhã de hoje (7), R$ 7,8 vão beneficiar a agricultura familiar e o restante vai atender aos outros produtores e suas cooperativas. Segundo o vice-presidente de Agronegócio do Banco do Brasil, Luiz Carlos Guedes Pinto, os recursos já estão liberados para os produtores.
“O produtor já pode ir aos bancos iniciar o processo de concessão do crédito”, explicou.

PT dá posse à Secretaria Nacional de Juventude


A secretaria nacional de Juventude do PT tomou posse oficialmente na noite desta sexta-feira (11) em ato realizado na Quadra dos Bancários, em São Paulo, com direito a confraternização, após a reunião, ao sabor de um gostoso churrasco oferecido pelo Sindicato. Durante a solenidade, emocionada, a secretária nacional de Juventude do PT, Severine Macedo, disse que um dos segredos para a vitória é "essa característica de se apaixonar pelo projeto de luta" que os jovens petistas têm. Ela aposta nos movimentos sociais como base para a transformação da juventude.Convidados a resumir em apenas uma palavra a nova gestão que assumem, integrantes da secretaria bradaram: Unidade; Socialismo; Construção; Luta; Transformação; Feminismo; Esperança; Militância; Formação; Ousadia; Perseverança; Coragem; Determinação, entre outra palavras de ordem entoadas ao final do evento.Participaram do ato, entre dezenas de jovens e lideranças de movimentos políticos, representando a presidência do PT, Francisco Campos; os ex-secretários nacional de Juventude do PT Rodrigo Abel e Rafael Pops; os diretores da Fundação Perseu Abramo (FPA) Flávio Jorge (Flavinho) e Selma Rocha; a representante da Fundação Friedrich Ebert (Fes) Fernanda Papa; e a representante do Sindicato dos Bancários e do Coletivo de Juventude, Adriana Magalhães.Ao dar posse para o novo secretariado juvenil, Campos disse que o "faz com a absoluta certeza de que está em boas mãos". Ele afirmou que o PT fez um grande investimento no Congresso da Juventude e que, agora, traz o apoio da Executiva para o sucesso da nova gestão. De acordo com o representante da presidência, o PT tem que aproveitar para fortalecer o movimento da juventude. "Alguém já disse que o PT está envelhecendo. Está aqui o destino do PT", previu.
Ao lembrar do tempo em que militava no movimento jovem, nos idos de 1970, Selma Rocha demonstrou sua satisfação em estar, hoje, participando de um encontro aberto, pois naquela época tinham que se reunir às escondidas para lutar pela liberdade e por seus direitos. "É um direito inalienável de vocês lutarem por tudo isso, por políticas de educação, de trabalho, de desenvolvimento...", aconselhou. Ainda que o socialismo possa ter tantos significados, Selma resumiu o movimento da juventude petista como "socialistas que se unem pela luta pela transformação social".O ex-secretário da Juventude Rafael Pops admitiu que, enquanto nas gestões passadas estavam preocupados mais com a construção interna da juventude petista para se ter uma identidade a apresentar, agora a tarefa é tirar de dentro do PT essa juventude e avançar no projeto de construção de políticas públicas para os jovens. Durante o ato, ocorreu ainda o lançamento do livro "Para Além das Políticas Públicas de Juventude", de Rodrigo Abel. Para Abel, a publicação é uma "prestação de contas do investimento que o PT fez na juventude". "Não pertence a mim, e sim a cada um de vocês", dedicou. O autor desafiou os jovens a refletirem mais sobre política. "Temos hoje a maior massa crítica de políticas públicas de juventude, mas não defendemos isso", lamentou.Entrevista
Numa breve conversa com a Construindo um Novo Brasil, Severine apontou como o principal desafio o fortalecimento da juventude para dentro do partido. "Agora não somos mais uma setorial. Agora somos uma instância de direção com outra condição de diálogo com o partido", definiu. Severine quer "estreitar este debate, fazer funcionar a direção da juventude nos municípios, nos estados, criar uma organicidade para que a gente tenha respostas lá na ponta, para os jovens que militam nos municípios do interior até os jovens que militam nas capitais". Nos planos da secretária está "o fortalecimento da juventude institucionalizada para dentro do PT". Outra grande tarefa desta gestão, segundo Severine, "é responder as demandas dos jovens brasileiros na construção das suas pautas", colocando a juventude num outro patamar junto à elaboração das políticas de educação, de trabalho e renda, na área da cultura, além de garantir uma vida segura. Para Severine, o PT precisa intervir com uma qualidade maior nestes temas, que são pautados no dia-dia pelas várias juventudes que militam no movimento e nas organizações que discutem política pública. "Precisamos fazer este diálogo com os movimentos para que vejam no PT, mesmo aqueles que não têm jovens filiados, uma grande ferramenta de luta, de transformação deste país. E que vejam um partido que investe em juventude, que aposta em juventude e que quer, de fato, fazer o novo", sugeriu. "O partido já é uma grande referência na sociedade. Essa conjugação que é a nossa grande tarefa", resumiu.Como o ano é eleitoral, de acordo com Severine, o tema fortalece a pauta da juventude, mas amplia a desafio. "Porque a gente recém saiu do Congresso e vêm as eleições municipais. Então, acabamos priorizando a agenda de organização do Congresso da Juventude, mas agora precisamos responder a este novo momento". "Vamos ter candidaturas em todos os cantos deste país, (...) tem muita galera boa que está saindo candidata, e precisamos não só estimular as candidaturas, mas também trabalhar para pautar o programa de juventude nas administrações petistas", contou. Severine afirmou que, além de discutir com os candidatos o modo petista de governar e legislar, é preciso firmar as gestões como referência da política de juventude. Ela acredita que "não basta o governo federal ser um marco na história deste país, porque criou um Conselho, uma Política Nacional de Juventude, as três esferas têm que responder por isso, município estado e governo federal". Nesse sentido, Severine quer levar o PT ao desafio de assumir o programa das políticas de juventude não só na campanha. "Não é só para mobilizar gente, para carregar bandeira e buscar voto. É também para isso, mas mais ainda para assumir a pauta e conseguir implementar, nas nossas gestões, uma política de juventude, criar conselhos, implementar políticas locais, envolver efetivamente a juventude para que possa ser protagonista na construção dessas próprias políticas", planejou. Para isso, a Secretaria Nacional de Juventude do PT já discute a elaboração das Diretrizes da Juventude para o período eleitoral e uma cartilha de subsídio do trabalho de base, além de material de divulgação e Carta Compromisso para os candidatos. "Estamos propondo a Caravana Nacional da Juventude do PT que, sem dúvida nenhuma, vai ser o grande momento de a gente poder andar este país, fazer este debate e potencializar o diálogo com os movimentos juvenis", informou. Quanto ao apoio para tudo isso que planejam e muito mais, a secretária espera contar com a direção nacional do partido. E Severine está animada. "A gente tem percebido que a direção do PT está num momento novo". Ela atribuiu o bom momento a recente realização do Congresso, que impactou positivamente, pois foram mais de 15 mil jovens envolvidos no processo. "Estamos tendo abertura para o debate nas várias secretarias, para propor parcerias, então, de fato, esse momento novo está animando a todos nós", comemorou. "Vamos agora, no dia-dia, acertando e combinando o jogo, construindo mecanismos de trabalho para que essa direção possa ter disponibilidade e condição de construir um planejamento e de implementá-lo. Isto exige finanças, estrutura, apoio político e muito trabalho", previu a secretária. "Nós estamos dispostos", finalizou.

JPT - Anita Garibaldi

Minha foto
Anita Garibaldi, Santa Catarina, Brazil